Onde tudo começou...
Iniciamos o projeto com
uma apresentação de Power Point, feita pelas professoras, reapresentando o tema:
Brasil: gigante pela própria natureza,
de braços abertos para o mundo! (nós, alunos de segundo ao quinto ano do Ensino
Fundamental, estamos envolvidos com o tema desde o ano passado). Nesse mesmo
material, nos foi apresentado o subtema:
Aprendendo e criando com os grandes
poetas brasileiros. Seja um deles você também!
Continuamos o estudo
conhecendo as biografias dos grandes poetas brasileiros. Lemos e nos deliciamos
com os poemas de: Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Cecília Meireles, Mario
Quintana, Clarice Lispector, Pedro Bandeira, Maria da Graça Almeida...
Depois de ler muitos
poemas, trabalhamos com a interpretação e nos aprofundamos nas rimas e no
sentido figurado, muito usado pelos poetas.
Para finalizar essa
etapa, estudamos as características do
gênero: estrofes, versos, rimas e ritmo,
pois a nossa meta é escrever os nossos poemas.
Texto coletivo elaborado pelos alunos
da turma 131
Apostila de atividades
Conhecemos alguns poemas de grandes
poetas brasileiros, como Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Mário Quintana e
Cecília Meireles. Também pudemos conhecer a biografia de cada um deles.
Depois, lemos vários poemas e
respondemos perguntas sobre eles para ver se tínhamos entendido o que os poetas
queriam dizer com aquelas palavras. De todos os poemas lidos, o preferido da
nossa turma foi "A casa", de Vinícius de Moraes.
Nesta apostila também estudamos o que é
preciso para escrever um poema e descobrimos que os poemas servem para nos
divertir, nos emocionar e nos fazer pensar sobre um assunto. Além disso,
percebemos que podemos brincar com as palavras para que a nossa produção fique
ainda mais legal.
Texto coletivo elaborado pelos alunos
da turma 133
O outro Brasil que vem aí...
Para dar continuidade ao
trabalho, conhecemos o livro “O outro Brasil que vem aí”, de Gilberto Freyre.
No livro, o autor utiliza
o gênero poema para nos contar qual é o Brasil que ele deseja para o futuro: um
Brasil sem pobreza, sem injustiça, sem racismo, com educação e trabalho para todos.

eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais
brasileiro.”
Para enriquecer ainda mais o projeto,
levamos para casa uma tarefa que envolveu também os familiares, pois deveríamos trazer para sala
um poema ou letra de música. O resultado foi a
partilha de diversos poemas diferentes. Notamos que muitas famílias sabem poemas de cor, poemas que aprenderam na infância e ficaram guardados na
memória, alguns por terem ganhado melodia e virado música. Percebemos, então,
que as rimas e o ritmo nos ajudam a lembrar do poema.
Para finalizar, montamos um varal com
todos eles, para podermos ler quando quiséssemos.
Texto coletivo elaborado pelos alunos da turma 132
Um
encontro especial!
Um dos momentos marcantes
do projeto foi a entrevista que realizamos com a poeta Maria da Graça Almeida,
autora dos livros “Olhos espertos”, “A graça que o bicho tem”, “Que traça sem
graça”, “A menina da janela”.
Ela
partilhou com as turmas a sua experiência de vida, trouxe alguns poemas que
escreveu para ler junto com os alunos, falou sobre os poetas brasileiros que a
inspiram até hoje e contou sobre como começou a escrever um dia, do nada, no
meio de uma madrugada. Disse que tira inspiração de qualquer coisa: desde
paisagens lindas até o movimento de um simples peixinho que tem em sua casa.
Ensinou também sobre a rima e o ritmo da poesia. Foi um estímulo e tanto!!!
De repente a poesia tomou
conta de nós: brotou, passou, entrou, gritou, brilhou...
Como a
própria autora diz:
“Para a Criança,
sempre, a poesia
é uma brincadeira.
Sem dia, sem hora,
um jogo musical
cuja melodia
ela mesma cria,
de dentro pra fora.
CRIANÇA lendo poesia
é o que temos de melhor!
Os olhos vão falando,
Muito mais que a própria VOZ.”
Maria da Graça Almeida
Quando falamos de poesia estamos falando de
sentimentos e a Maria da Graça falou diretamente ao coração! O nosso muito
obrigado!
Texto coletivo elaborado pelos alunos
da turma 134
Nossa
produção
Após
muito trabalho e leitura de poemas recebemos um grande desafio: produzir um
poema.
A
professora nos organizou em duplas e assim pudemos escolher um tema para o
poema que iríamos fazer.
Os
temas tinham que estar relacionados com o tema do projeto “Brasil, gigante pela própria natureza e de braços abertos para o
mundo!” e os escolhidos foram: animais da fauna brasileira, imigração,
esportes, culinária, festas típicas, como festa junina e carnaval, brincadeiras
de criança e o povo brasileiro.
Não foi fácil começar a fazer o poema...
Começamos a pensar nas palavras que combinavam com o tema e, então, começamos a
pensar em palavras com rimas! Aí ficou fácil e divertido fazer os versos e
estrofes! Pudemos brincar com as palavras, seus significados e sons...
Depois
dessa produção, fizemos a leitura dos poemas de cada dupla para a turma e todos
se encantaram com os poemas criados!
Na
outra semana tivemos outro desafio: digitar os poemas.
Fomos para o laboratório de informática
e iniciamos a digitação. Foi legal utilizar o programa Word e aprender como
usá-lo. Além de algumas regras de digitação, como: pressionar a tecla enter para mudar de linha, pressionar uma
vez a tecla do espaço após escrever cada palavra, deixar o sinal de pontuação
colado na última palavra digitada...
Nós adoramos vivenciar essa experiência
de produzir poemas e descobrir que nem é tão difícil assim ser poeta!
Texto coletivo elaborado pelos alunos
da turma 135
Depoimento do aluno: Enrique Santos
Ruiz, 131
“Eu gostei muito de aprender sobre os
poemas, rimas e ritmo. Com isso, aprendi novas palavras, conheci novos poetas
que não conhecia, fiz um poema junto com um amigo. Eu adorei a visita da poeta Maria da Graça Almeida. Ela nos ensinou que um livro também pode ser contado em
forma de poema, que um poema é uma música falada e uma música é um poema
cantado.
Eu adorei aprender
tudo isso!
Que legal! Participei deste trabalho deu um trabalhão,mas valeu bastante a pena.SE GOSTO AI DO SITE COMENTA #QUELOCO flw
ResponderExcluirProfessores, alunos e colaboradores, parabéns pela criteriosa elaboração e primorosa execução do Projeto. Adorei estar com vocês. Nosso encontro conseguiu atenuar minha saudade das salas de aula. Muito obrigada!
ResponderExcluirGraça, nós é que adoramos a sua presença! Foi muito boa a nossa conversa! Obrigada pelas aprendizagens que nos proporcionou! Super obrigada!
ResponderExcluir